Ensino Médio CompletoDesejável ensino superior ou técnico em elétrica
Certificação NR-10
Habilitação AB
Conceitos básicos de automação, incluindo CLPs, sensores, atuadores e sistemas supervisórios.
Conhecimentos sobre dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis, DPS) e aterramento elétrico.
Leitura e interpretação de projetos elétricos, diagramas unifilares e multifilares.
Conhecimento sobre práticas de eficiência energética e uso sustentável de energia elétrica.
Gestão de Equipes
Habilidade para alocar recursos e organizar cronogramas de manutenção ou instalação
Técnicas de comunicação assertiva e clareza na transmissão de informações técnicas para equipes e clientes
.
Treinamento de Colaboradores
Conhecimentos em Ferramentas e Tecnologias
Equipamentos de Medição:
o Operação de multímetros, alicates amperímetros, megômetros e analisadores de energia.
Experiência com ferramentas de controle de tarefas ou sistemas ERP voltados à área técnica.
Liderança e Gestão de Equipe, supervisionando e orientando os técnicos.
Distribuir tarefas, monitorar desempenho e garantir prazos, promovendo treinamentos e compartilhando conhecimentos.
Planejamento e Organização
Planejar manutenções preventivas, corretivas e preditivas.
Garantir materiais, ferramentas e recursos disponíveis.
Execução e Supervisão Técnica
Diagnosticar e reparar sistemas elétricos.
Assegurar a conformidade com as normas (ex.: NR-10).
Validar a qualidade das atividades realizadas.
Realizar visitas técnicas e propor soluções.
Manter um bom relacionamento com os clientes.
Asegurar conformidades, garantindo o uso correto de EPIs/EPCs.
Mitigar riscos de acidentes.
Promover a conscientização sobre segurança elétrica.
Elaborar relatórios técnicos e históricos de manutenção, atualizando registros e criando manuais técnicos.
Propor práticas para melhoria de processos e acompanhar tendências tecnológicas.
Tomar decisões técnicas para garantir segurança e continuidade operacional.
Resolver problemas elétricos complexos rapidamente.
Garantir segurança no ambiente de trabalho.
Alinhar processos com outras áreas da empresa.
Garantir a satisfação dos clientes internos e externos.