Principais atribuições:
· Construir e promover relacionamentos fortes e duradouros com os clientes por meio de parcerias;
· Planejar, monitorar, manter e avaliar os resultados do trabalho da equipe;
· Apresentar relatórios de vendas, receitas e despesas e previsões realistas para a equipe de gerenciamento;
· Identificar mercados emergentes e mudanças de cenário, além de monitorar a concorrência;
· Estabelecer e ajustar os preços de venda avaliando custos, concorrência e oferta e demanda;
· Desenvolver campanhas de vendas;
· Detectar necessidades de treinamento e capacitação profissional da equipe de vendas
· Elaborar orçamentos anuais de faturamento, despesas e rentabilidade;
· Estabelecer política comercial e procedimentos para as atividades de vendas;
· Monitorar participação da companhia e ou de produtos no mercado, acompanhando a atuação da concorrência
· Decidir sobre preços e promoções especiais
· Analisar e monitorar o nível de satisfação do cliente, solucionando reclamações de clientes e consumidores
· Gerenciar recursos humanos, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, examinando currículos, entrevistando candidatos
· Gerenciar o trabalho dos coordenadores e/ou vendedores (indireto), gerenciando equipes, delegando atribuições, cobrando resultados e avaliando desempenho;
· Formular plano de incentivos dos vendedores em conjunto com a direção da empresa;
· Administrar recursos materiais e financeiros da área de vendas de Peças;
· Estabelecer e monitorar metas e indicadores de desempenho;
· Criar programas e ações de fidelização dos clientes;
· Atuar no relacionamento com clientes-chave, com plano de visitas semanal e relatórios sobre tais reuniões
· Monitorar e atuar no cumprimento do orçamento das despesas fixas e variáveis
· Preparar diagnósticos e planos de ações sobre os resultados dos efetivos (reuniões)
· Reuniões semanais com a coordenação (resultados da última semana, diagnóstico e status dos planos de ação)
· Acompanhamento diários dos indicadores de vendas e atuação nos eventuais “gaps” (faturamento, margem, vendas perdidas, fretes, inadimplência, prazo de recebimento, etc...)
· Desenvolver simultaneamente os diferentes canais de vendas (telepeças e oficina)
· Definição das carteiras individuais de cada consultor de vendas
· Reuniões semanais com a área de Serviços (faturamento, atendimento e satisfação do cliente)
· Reuniões quinzenais com a área de Máquinas/Equipamentos (faturamento, atendimento e satisfação do cliente)
· Realizar visitas aos principais clientes, bem como apresentar relatórios de tais visitas e agenda a serem realizadas